O que tornou “Nosso Lar” um extraordinário sucesso editorial?
- Por Editora Aliança
Talvez este seja o livro espírita mais conhecido por pessoas não espíritas.
Escrito por Chico Xavier e lançado em 1944, já teve mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos. Foi traduzido para vários idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, espanhol, russo, japonês, tcheco, Braille e grego.
Neste ano de 2024, esse lançamento completará 80 anos de sucesso editorial. Mas nem sempre foi assim.
Durante os primeiros vinte anos de publicação, diversas discussões polêmicas foram travadas em torno do livro. A riqueza de detalhes, as informações sobre a organização das colônias espirituais, as semelhanças e diferenças com a vida dos encarnados, tudo isso gerou muitos debates.
Sob a orientação rigorosa e clara do espírito Emmanuel, o trabalho de Chico Xavier não se deteve aí. Sem se desgastar com as opiniões contrárias, o plano editorial traçado pelo mentor levou à produção de todos os treze livros da série “A Vida no Mundo Espiritual”, como ficou conhecida esta coletânea, com as seguintes datas de publicação:
- Nosso Lar – 1944
- Os Mensageiros – 1944
- Missionários da Luz – 1953
- Obreiros da Vida Eterna – 1946
- No Mundo Maior – 1947
- Libertação – 1949
- Entre a Terra e o Céu – 1954
- Nos Domínios da Mediunidade – 1955
- Ação e Reação – 1957
- Evolução em Dois Mundos – 1958
- Mecanismos da Mediunidade – 1960
- Sexo e Destino – 1962
- E a Vida Continua… – 1968
Foram 24 anos de produção literária que, por si, cunharam o gênero literário de “romance espírita” que, a nosso ver, não faz jus à profundidade e alcance de tais obras. Não se trata de obras de ficção. Elas permitem compreender a realidade após a morte do corpo, através de casos reais, abrangendo uma infinidade de situações e encerrando sempre profundas lições de aprendizado moral.
Eis alguns tópicos que demonstram o valor da obra:
Narrativa em primeira pessoa, com o testemunho vivo do autor quanto às ilusões da vida material e suas consequências amargas. Inclui a árdua trajetória do aprendizado, com esforço e renovação de valores.
Descrições vivas das diversas situações encontradas após a morte, desde a miséria moral vivida pelos Espíritos revoltados até o equilíbrio, bondade e sabedoria dos Espíritos superiores.
Demonstrações claras e práticas dos conhecimentos contidos na obra de Allan Kardec, através do estudo do próprio caso e de inúmeros outros presenciados por André Luiz.
Total coerência entre os ensinamentos da Codificação Espírita e todos os fatos narrados em Nosso Lar e nos demais livros da série A Vida no Mundo Espiritual, o que seria praticamente impossível para um autor de ficção, mostrando que se trata de relatos reais dos quais o autor foi fiel testemunha.
Novas revelações de detalhes sobre a vida na espiritualidade que, embora não constem dos livros de Kardec, foram de certo modo por ele previstas, ao afirmar que a Doutrina Espírita deve permanecer aberta à evolução contínua.
Confirmação de que injustiças aparentes dos fatos vistos sob o ponto de vista do ser humano encarnado são corrigidas pela continuidade dos acontecimentos no plano espiritual, demonstrando a justiça universal.
Em 2010 foi lançado o filme de mesmo nome no circuito cinematográfico, dirigido por Wagner de Assis. Foi um sucesso de bilheteria, atraindo mais de 4 milhões de pessoas para as salas de cinema.
Graças a esse lançamento, o segmento do cinema espírita se consolidou, após as inúmeras dificuldades vivenciadas por seus pioneiros. Agora, com os recursos das novas tecnologias na área de entretenimento, a vida no mundo espiritual pode ser vista por todos, facilitando a compreensão das verdades espirituais.
Uma sequência do filme, intitulada “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros” está prevista para ser lançada em 25 de janeiro de 2024.
Se na época do lançamento do primeiro filme houve um significativo aumento na procura dos livros da série, espera-se que o fenômeno se repita neste ano, talvez com maior intensidade.
Assim, mais uma vez, literatura e cinema se aliam para elevar a alma humana na aspiração de um novo mundo.





