A missão da Editora Aliança

Por Editora Aliança | 5 de fevereiro de 2024

Para falar da nossa editora, em primeiro lugar é preciso explicar brevemente o que é a Aliança Espírita Evangélica.

Trata-se de um movimento espírita fundado em dezembro de 1973, para unir centros espíritas que manifestaram o interesse em cumprir uma proposta lançada pelo plano espiritual baseada nos programas da Escola de Aprendizes do Evangelho, Curso de Médiuns e Assistência Espiritual Padronizada.

Inicialmente formada por 8 centros espíritas, a Aliança tornou-se uma rede de 340 casas, distribuídas em 19 regionais atuando no Brasil e grupos sediados em mais 10 países.

Em 1974, foi criada a Editora Aliança como um selo vinculado à Aliança Espírita Evangélica, para produzir os livros utilizados nos cursos conduzidos pelos vários centros.

Considerando que Edgard Armond foi um dos principais idealizadores da Aliança e que era autor de uma considerável coleção de títulos – um dos quais, Os Exilados da Capela, permanece como best seller há 7 décadas, com mais de 400 mil exemplares vendidos – após seu desencarne, em 1982, a Editora Aliança foi investida da incumbência de preservar esse patrimônio lítero-cultural.

A partir de 2006, os centros espíritas da Aliança decidiram pela organização da Editora Aliança como pessoa jurídica autônoma, para desenvolver um modelo cooperativo de compras junto às inúmeras editoras espíritas de nosso segmento, facilitando assim a distribuição para várias livrarias em funcionamento nesses centros.

Desde então, a ALDELE – Aliança Distribuidora e Editora de Livros Espíritas passou a atuar como editora (que até em 2023 formou um catálogo de mais de 180 títulos, em diversos segmentos da literatura espírita), como distribuidora (atendendo a centros espíritas em todo o Brasil e no exterior, não limitados aos grupos que compõem o movimento da Aliança Espírita Evangélica) e como livraria física (em sua sede, no bairro da Bela Vista, em São Paulo).

A proposta da Editora Aliança tem sido incentivar a formação de livrarias nos centros espíritas, para viabilizar o estudo por parte de frequentadores e voluntários. 

O conteúdo dos livros tem sido fonte de alento para pessoas necessitadas de apoio espiritual e compreensão diante dos desafios da vida. Também é fonte de orientação para milhões de adeptos do Espiritismo de modo que, através de estudo, serviço ao próximo e renovação moral, possam se capacitar como bons exemplos de conduta, nesta época de grandes desafios para a humanidade.

Por essa razão, a Editora Aliança tem programas de apoio para formação de novas livrarias, através da consultoria para a estruturação de pontos de vendas gerenciados por voluntários espíritas, além de condições especiais para incentivo à formação do estoque inicial e primeiras reposições.

Mantendo-se como entidade fomentadora da veiculação da mensagem espírita através dos livros, a Editora Aliança cumpre sua missão, que pode ser sintetizada no lema: “Em cada Centro Espírita, uma livraria; e em cada livraria, um novo foco de luz.”