O que tornou “Nosso Lar” um extraordinário sucesso editorial?

Por Editora Aliança | 5 de fevereiro de 2024

Descubra os motivos que fizeram de "Nosso Lar" um fenômeno editorial e como ele se tornou o livro espírita mais reconhecido

Escrito por Chico Xavier e lançado em 1944, o livro “Nosso Lar” já teve mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos e é um dos mais conhecidos por pessoas espíritas e não espíritas. Foi traduzido para vários idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, espanhol, russo, japonês, tcheco, Braille e grego.

Neste ano de 2024, o lançamento completará 80 anos de sucesso editorial. Mas, você sabia que nem sempre foi assim?

História e impacto editorial

Durante os primeiros vinte anos de publicação, diversas discussões polêmicas foram travadas em torno do livro “Nosso Lar”. A riqueza de detalhes, as informações sobre a organização das colônias espirituais, as semelhanças e diferenças com a vida dos encarnados, tudo isso gerou muitos debates.

Sob a orientação rigorosa e clara do espírito Emmanuel, o trabalho de Chico Xavier não se deteve aí. Sem se desgastar com as opiniões contrárias, o plano editorial traçado pelo mentor levou à produção de todos os treze livros da série “A Vida no Mundo Espiritual”, como ficou conhecida esta coletânea, com as seguintes datas de publicação:

  1. Nosso Lar - 1944
  2. Os Mensageiros - 1944
  3. Missionários da Luz - 1953
  4. Obreiros da Vida Eterna - 1946
  5. No Mundo Maior - 1947
  6. Libertação - 1949
  7. Entre a Terra e o Céu - 1954
  8. Nos Domínios da Mediunidade - 1955
  9. Ação e Reação - 1957
  10. Evolução em Dois Mundos - 1958
  11. Mecanismos da Mediunidade - 1960
  12. Sexo e Destino - 1962
  13. E a Vida Continua… - 1968

Foram 24 anos de produção literária que, por si, cunharam o gênero literário de “romance espírita” que, a nosso ver, não faz jus à profundidade e alcance de tais obras. Não se trata de obras de ficção. Elas permitem compreender a realidade após a morte do corpo, através de casos reais, abrangendo uma infinidade de situações e encerrando sempre profundas lições de aprendizado moral.

Eis alguns tópicos que demonstram o valor da obra:

Narrativa em primeira pessoa, com o testemunho vivo do autor quanto às ilusões da vida material e suas consequências amargas. Inclui a árdua trajetória do aprendizado, com esforço e renovação de valores.

Descrições vivas das diversas situações encontradas após a morte, desde a miséria moral vivida pelos Espíritos revoltados até o equilíbrio, bondade e sabedoria dos Espíritos superiores.

Demonstrações claras e práticas dos conhecimentos contidos na obra de Allan Kardec, através do estudo do próprio caso e de inúmeros outros presenciados por André Luiz.

Total coerência entre os ensinamentos da Codificação Espírita e todos os fatos narrados em Nosso Lar e nos demais livros da série A Vida no Mundo Espiritual, o que seria praticamente impossível para um autor de ficção, mostrando que se trata de relatos reais dos quais o autor foi fiel testemunha.

Novas revelações de detalhes sobre a vida na espiritualidade que, embora não constem dos livros de Kardec, foram de certo modo por ele previstas, ao afirmar que a Doutrina Espírita deve permanecer aberta à evolução contínua.

Confirmação de que injustiças aparentes dos fatos vistos sob o ponto de vista do ser humano encarnado são corrigidas pela continuidade dos acontecimentos no plano espiritual, demonstrando a justiça universal.

Em 2010 foi lançado o filme de mesmo nome no circuito cinematográfico, dirigido por Wagner de Assis. Foi um sucesso de bilheteria, atraindo mais de 4 milhões de pessoas para as salas de cinema.

Graças a esse lançamento, o segmento do cinema espírita se consolidou, após as inúmeras dificuldades vivenciadas por seus pioneiros. Agora, com os recursos das novas tecnologias na área de entretenimento, a vida no mundo espiritual pode ser vista por todos, facilitando a compreensão das verdades espirituais.

Uma sequência do filme, intitulada “Nosso Lar 2 – Os Mensageiros” está prevista para ser lançada em 25 de janeiro de 2024.

Se na época do lançamento do primeiro filme houve um significativo aumento na procura dos livros da série, espera-se que o fenômeno se repita neste ano, talvez com maior intensidade.

Assim, mais uma vez, literatura e cinema se aliam para elevar a alma humana na aspiração de um novo mundo.